Tensão Pré-Intercâmbio

2 08 2011

Nossa viagem está cada dia mais perto! Falta só um mês para o dia em que eu e Marina iremos embarcar pela primeira vez para o exterior. Nesse momento, temos que correr contra o tempo para fazer nossas compras, planejar nossa viagem, arrumar a mala, praticar o inglês, procurar saber tudo sobre o Canadá, entrar em contato com a família de lá, comprar presente para eles e além de tudo isso saber lidar com esse tal frio na barriga que insiste em só aumentar.

É uma mistura de empolgação com insegurança. Alegria com medo. Uma ansiedade maluca. Ao mesmo tempo que quero que chegue logo, eu me pergunto se estou preparada para quando o dia chegar. Sei que muitos outros futuros intercambistas também estão sentindo o mesmo que eu. Tudo não passa de sintomas típicos da Tensão Pré-Intercâmbio. 

O intercâmbio dá medo porque mexe com a nossa zona de conforto. Estamos acostumados com a vida que levamos aqui no Brasil. Nossa casa, comida, cama. Para quem mora com os pais, como é o meu caso e o da Marina, essa zona de conforto é ainda maior. Além disso, temos nossos amigos aqui. Sabemos em que porta bater quando precisamos de ajuda ou qual ônibus pegar para ir a tal lugar. No intercâmbio precisamos conquistar tudo isso de novo. Descobrir novos amigos, novos sabores, novos lugares. Se adaptar a costumes diferentes dos nossos.

Li sobre isso no livro “Intercâmbio aí vou eu“, da Flavia Mariano, que aliás foi um presente que recebi da Marina. Se você assim como a gente também pretende estudar ou mesmo trabalhar no exterior, leia esse livro antes de embarcar. Recomendo bastante!

Mas apesar de todo o medo que a Tensão Pré-Intercâmbio pode causar, o intercambista precisa focar sua atenção nas inúmeras vantagens que o intercâmbio irá trazer para a sua vida pessoal e profissional. No livro, a Flávia apresenta uma lista de benefícios que essa experiência é capaz de trazer para quem não deixa essa oportunidade escapar:

Autoconhecimento; novos amigos; desafios; aprendizado; upgrade na sua carreira profissional; amadurecimento…

E mais importante: “descobrir que você é muito mais capaz do que imagina“.

Segundo ela, todo mundo volta diferente de um intercâmbio. Com mais responsabilidade, respeito ao próximo e principalmente conhecendo melhor a si mesmo.

Se você está pensando em fazer intercâmbio mas só falta coragem para começar a planejar, faça como eu e Marina e vá logo arrumar suas malas! Não se deixe intimidar com a insegurança, ela é normal. Aproveite e compartilhe suas expectativas com a gente aqui no blog. E quando você estiver lá no exterior, curtindo intensamente essa experiência única que é fazer um intercâmbio, você vai perceber como realmente vale MUITO a pena. Palavras da Flávia e de milhares de outros intercambistas espalhados pelo mundo que voltaram maravilhados das suas viagens. Logo logo será a minha vez e a da Marina. E a sua vez, quando será?

Gabriella Lisboa


Ações

Information

6 responses

4 08 2011
Larissa Fernanda

Eu estou no mesmo barco que vocês. Estou indo no final deste mês, e eu mal to acreditando que está tão perto! É uma alegria enorme misturada com uma ansiedade de saber que tudo será tão grande e desconhecido. Mas é um nervosismo muito bom, eu não trocaria por nada neste mundo. Ah, sobre o livro, ele deve ser muito bom mesmo, valeu a indicação. Eu também indico a vocês, caso puderem ler, o livro da Marina Motta, “Intercâmbio de A a Z – O guia mais completo para viagens de estudo e trabalho. Para pais e filhos.” Ele é excelente, me ajudou muito! Meninas, vamo que vamo para Vancouver, e dará tudo certo, se Deus quiser. Eu creio! Nos vemos lá na LSC. Bjo bjo. Marina, vi que você postou lá na comunidade sobre este post e vim olhar. ahahaha 😉

5 08 2011
destinovancouver

Larissa!!! É bom saber que não estamos sozinhas, que a ansiedade é comum (realmente) para todos os intercambistas… Hihihihihi!!!
E obrigada pela indicação do livro!
Nos encontramos na LSC! Bjs, marina.

6 08 2011
Lorrayne

Gente….10/09 meu embarque!!!!! Sinto a mesma tensão que vocês!!!!DEsino LSC Vancouver!

6 08 2011
destinovancouver

Tá muito perto agora!!!!!!!!!!!!!!
Ai que froi na barriga….
Huahuahuahuhauhau!!!!

23 08 2011
Joelen LIMA

Olá Meninas!
Eu embarco para Vancouver em 30/09 e a tensão também está grande!!!
Meu visto saiu semana passada (UFA!!!) e agora sim é só aprontar os detalhes!!!…
Estou ainda com muitas dúvidas em relação a celular, pois vou junto com uma amiga porém nós não vamos morar na mesma casa de família!
Voces sabem alguma coisa à respeito?!

Bjs!!! Joelen

29 08 2011
destinovancouver

Oi Joelen!!!
Não sei muita coisa sobre celular não…
Mas na na comunidade do orkut “Vancouver para brasileiros” tem algumas discussões sobre isso…
Escrevi um post sobre essa comunidade e lá tem o link que vai direto até ela.
Dá uma olhada: https://destinovancouver.wordpress.com/2011/07/26/vancouver-no-orkut/
Bjs, Marina

Deixe um comentário