Entrevista com Sandra Teixeira e Leonardo Barros

Entrevista com a moderadora da comunidade ‘Vancouver para Brasileiros’ e diretora para o Canada Destino, Sandra Teixeira, e com o dono do espaço, e representante da agência no sul, Leonardo Barros.

Destino Vancouver: Como surgiu a ideia de criar a comunidade? Foi a partir da agência de vocês?

Sandra Teixeira: A ideia de comunidade no orkut surgiu em 2004, quando o Leo estava como estudante na cidade. A agencia Canada Destino surgiu em 2009, pela necessidade de ajudar estas pessoas da comunidade a irem para o Canada com mais segurança.

Leonardo Barros: Creio que a ideia de criar a comunidade foi meio por acaso, pois jamais imaginei que a ‘Vancouver para Brasileiros’ fosse se tornar a principal comunidade sobre a cidade e com tantos componentes.  Já havia uma comunidade sobre Vancouver  só que não imaginava que a nossa fosse crescer tanto e que a outra fosse sumir, como acabou acontecendo.

D.V: Atualmente a comunidade tem alguma ligação com a agência Canadá Destino?

S.T: Sim e não. A Comunidade é livre e todos postam sobre suas agencias, seus cursos, suas opiniões, sem interferência da Canada Destino. Porém, como moderadora da comunidade e diretora da Canadá Destino, as pessoas “ligam” uma coisa com a outra, e recebemos muitas indicações por lá.

D.V: Por que a comunidade é sobre Vancouver e não sobre o Canadá em geral?

S.T: A comunidade nasceu com este nome porque tanto o Leonardo como eu morávamos em Vancouver na época… E foi criada com este nome por conta disso, era nossa cidade do coração.

D.V: Qual era o principal objetivo da comunidade quando foi criada?

S.T: Criada unicamente para juntar a brasileirada que estava na cidade, com dicas, opiniões, dúvidas sobre a cidade de Vancouver… A comunidade sempre teve o foco de ajudar as pessoas e juntar todas as dúvidas em um único lugar para encontrar soluções imediatas.

L.B: Em 2004, quando me cadastrei no Orkut, havia uma comunidade sobre Vancouver criada por um canadense. Acontece que com o passar dos meses e com o aumento dos brasileiros no Orkut, os tópicos que inicialmente eram todos em inglês  começaram a ser postados em português para desagrado dos gringos. Percebi que estava tendo muita discussão e para  separar  criei a comunidade voltada para os brasileiros que queriam saber mais sobre a cidade e esclarecer as dúvidas.

D.V: As atividades atuais da comunidade alcançaram as expectativas que vocês tinham quando criaram o espaço?

S.T: Mais do que isso, pois nunca imaginávamos ter este espaço tão grande como é hoje, com mais de 10 mil participantes.

D.V: Sei que também existe o perfil do Destino Canada no facebook. Qual espaço vocês consideram melhor: orkut ou facebook? Por quê?

S.T: Pois é… A gente não usa nenhum nem o outro para promoção da agência… A gente usa ambos para os alunos que foram , estão ou queriam ir para o Canada conosco tirarem duvidas e saber mais sobre o país. Hoje em dia, apesar do Facebook estar mais em “moda” , ainda temos muito mais participações no Orkut, pois é bem mais ativa e com mais participantes.

Vale ressaltar que, a Canadá Destino nasceu da necessidade de profissionalizar a ajuda que fazemos até hoje gratuitamente aos amigos/membros da comunidade Vancouver para Brasileiros. Ainda hoje a agência não cobra nada pelo serviço de ajuda, indicação e elaboração de orçamentos que fazemos. Não há taxas extras que outras agências cobram para esta intermediação, pois o objetivo mesmo que temos é promover o Canadá como o melhor país para estudos. A agência sobrevive de comissões que as escolas oferecem para a pessoa jurídica (agências) , não afetando o preço final do aluno, já que estes valores de cursos são tabelados por cada escola.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: