Minhas primeiras impressões do Canadá

9 09 2011

Amanhã vai fazer uma semana que eu e Marina saímos de casa lá em Juiz de Fora pra vir atrás desse sonho chamado Canadá. Sábado vamos completar uma semana aqui. A Marina vem atualizando esse blog com frequência, mas como já tem muito tempo que eu não entrava aqui, resolvi escrever hoje um resumo das primeiras impressões que tive desde que cheguei aqui.

Primeira: tem gente do mundo todo aqui!

Aqui você pega um ônibus, ou vai no mercado ou no shopping e você escuta inglês, chinês, coreano, espanhol, português, alemão, árabe…é impressionante! A quantidade de estrangeiro que tem nessa cidade é enorme, nunca vi nada igual. É difícil saber quem realmente é canadense, quem realmente nasceu aqui em Vancouver. Às vezes acho que os canadenses são a minoria!

Segunda:  o transporte é realmente excelente.

No caso eu só posso falar dos ônibus por enquanto, porque até hoje não andei de skytrain nem de seabus. A facilidade que as pessoas com necessidades especiais tem pra usar o ônibus é incrível! Toda vez que o bus para em qualquer estação ele abaixa até o nível da calçada e, caso tenha alguém com cadeira de rodas ou com carrinho de bebê que queira entrar no ônibus, o motorista aciona uma rampa e em menos de um minuto a pessoa pode entrar sozinha, com total facilidade. Além disso, os ônibus são super pontuais por aqui e, pelo menos até hoje, não peguei nenhum ônibus que eu tive que ir igual sardinha amassada na porta. Acho que tem veículo suficiente para a quantidade de pessoas, dependendo da região.

Terceira: os carros realmente param pra você atravessar a rua.

Quarta: os canadenses praticam muito esporte e parecem muito saudáveis.

Muita gente anda de bicicleta por aqui, assim como de patins ou de skate. Nas ruas vejo gente correndo, caminhando e outra coisa que reparei: todo mundo anda com garrafa de água pra cima e pra baixo, especialmente nesses dias que têm feito calor por aqui. Eu deveria seguir esse exemplo! O pessoal aqui de Vancouver parece ter um estilo de vida bastante saudável, vi poucas pessoas obesas aqui. Alias, os canadenses são bem bonitos! Outra coisa que reparei foi que, principalmente aqui em North Vancouver, tem muitos campos de futebol abertos para as pessoas praticarem esportes. A grama é verdinha e volta e meia tem gente jogando baseball neles.

Quinta: relógio é um item de extrema necessidade aqui.

Só descobri depois que cheguei em Vancouver. O povo aqui é extremamente pontual! O ônibus chega na hora, o skytrain, o seabus. A hora é exata até nos minutos! Na escola, se eu chegar um minuto depois do sinal, não posso entrar. Enfim, tive que comprar um relógio hoje.

Sexta: Canadá também faz calor.

Quando a gente pensa no Canadá logo associamos a um lugar muito frio o ano todo, com neve em algumas épocas do ano e pessoas morando em iglus. Não é bem assim! Desde que eu e Marina chegamos aqui sábado passado só temos sentido calor por aqui. É sol o dia todo, até 20h30. Os primeiros dias principalmente foram bem quentes, eu suei com minha camiseta de manga curta e calça jeans no domingo! Hoje de manhã já fez um pouco mais de frio, mas na hora do almoço já deu pra tirar o casaco. Muitas pessoas por aqui tem usado chinelo, saias, vestidos e tomado sorvete pra refrescar. Quando eu ia imaginar tudo isso? Nunca! A maioria das roupas que eu trouxe são de inverno, mesmo eu sabendo que é verão no Canadá…

Enfim, só algumas primeiras impressões desse lugar que eu e Marina estamos começando a descobrir agora…Depois eu posto mais!

Gabi

Ações

Information

2 responses

20 09 2011
Patricia

Galera,

Vcs vão passar por alguma cidade americana, sem ser Seatlle????

Bjs

20 10 2011
destinovancouver

Patrícia, a gente não tirou o visto americano…
Mas o povo gosta de ir para Nova York tb…
Bjs

Deixe um comentário

